top of page

Os sujeitos e a região

A escolha desses sujeitos e dessa região para pesquisa se deu, por ser a cidade onde resido há 30 anos, atuando quinze deles na Educação e por estar preocupado com a falta de formação especifica dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, os quais ficam em segundo plano na promoção da formação continuada. 

O Município de Eunápolis fica situado na confluência das BR’s 101 e 367, na região Extremo Sul no Estado da Bahia, distante 671 quilômetros da capital baiana (Salvador). Foi criado pela Lei Estadual 4770/1988, após a realização de dois plebiscitos que resultou na aprovação do Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia, propondo a criação do mesmo. Antes da emancipação Eunápolis, era um povoado promissor, pertencente aos municípios de Porto Seguro (20%) e de Santa Cruz Cabrália (80%).

O início da povoação se deu nos anos da década de 50, por ocasião da chegada dos primeiros trabalhadores à região para a construção das rodovias. O nome é uma homenagem ao engenheiro Eunápio Peltier de Queiróz, então Secretário Estadual de Viação e Obras públicas, responsável pela desapropriação de terras ao redor do núcleo de residências que se formava durante a abertura de estradas e que hoje formam parte do centro urbano do município. Antes da nominação atual o lugar já foi conhecido como Quilômetro 64, Ibiapina e Nova Floresta.

O município já foi rotulado de “maior povoado do mundo”, em alusão ao crescimento de setores como o comércio, serviços, indústria madeireira e outros, o que provocou um rápido crescimento da população. Atualmente sua população é de 113.191 habitantes, sendo então a 16ª cidade mais populosa do estado em 2015, segundo o senso do IBGE.

Minha Cidade

 

Em relação a oferta de Educação, o Município conta com 44 Escolas Municipais, sendo que apenas 9 dessas unidades ofertam a EJA; 6 Escolas Estaduais, sendo que 3 ofertam a EJA; 1 Universidade Estadual, a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, 1 Instituto Federal - IFBA, o qual não mais possui programas voltados para a EJA.

Fonte: Google Imagens
bottom of page